domingo, 27 de maio de 2012

Os verdadeiros milagres


Ninguém sabe de onde vem do céu, da fumaça, da pura esperança, ninguém sabe, mas eles existem, independentemente da sua religião, e continuam acontecendo até hoje, muitas vezes do nosso lado. Mas os maiores milagres são aqueles que são feitos não por um Deus ou alguma força misteriosa, mas sim por nós, humanos, pois são nesses milagres que vemos como somos privilegiados e reclamamos demais.
Um milagre é um menino, entre 12 e 14 anos, vir pedir um trocado para ajudar a mãe que está doente e que foi despejada da própria residência, pois gastou o dinheiro no tratamento da doença, e que teve de pedir ao seu próprio filho que mendigasse nos metrôs da grande São Paulo, e mesmo quando você não lhe dá nada, o garoto ainda pede a sua benção.
Um milagre é um vendedor, que comercializa comida em um carrinho de supermercado, em frente a um ponto de ônibus, jogado na própria sorte, e que é honesto para devolver o seu troco quando você sai com pressa, sem mesmo olhar a quantia.
Um milagre é uma mãe de rua, que vive embaixo de uma ponte, e que se alimenta da fé para dar comida aos seus filhos, e que mesmo enfrentando o frio da fria São Paulo, ensina aos filhos caráter e os modos que um cidadão deve ter.
Um milagre é um vendedor de camisetas, que enfrenta chuva e a rejeição dos outros, e quando está a ponto de desistir, se lembra de que tem uma mulher e três filhos o esperando em casa, e apenas com essa simples memória, se levanta e recomeça sua jornada.
Estamos todos rodeados de milagres, das mais diferentes magnitudes, e ainda temos a cara de pau de dizer que somos pobres, que sofremos, que estamos na pior, e pensamos  isso lendo este texto nos nossos computadores, debaixo de uma casa quente e confortável, um pouco antes da hora do jantar, sem ao menos lembrar que muitos hoje nem tomaram o seu café da manhã.
Pensem nisso.

Um comentário:

  1. Ai, Márcio, você me deu um tapa na cara com luva de pelica! Verdade, muitos de nós vivemos reclamando da vida e pedindo por milagres, quando a própria vida já é um milagre. Verdade, ainda mais verdadeira, os que nos ensinam isso são aqueles que mais sofrem com a vida e, ainda assim, não reclamam e prosseguem até felizes. Esse mundo é uma inversao de valores, mas você é um bom cronista, sensibilizou-me com seu olhar atento para o mundo a sua volta, sua leveza ao escrever, gostei bastante do seu blog. Espero mais crônicas! Nota 10,0.

    ResponderExcluir